quarta-feira, 17 de novembro de 2010
A Rádio Interativa esta no ar!
Foi ao ar no dia 04 de Novembro de 2010,o “PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO” junto com minha colega Joisi Fitz,onde fomos as locutoras da Rádio Interativa, no qual é apresentada na Escola Cairu. Apesar de não ter experiência nesta área ,não senti muita dificuldade, mas percebi sim que poderia ter me comunicado melhor, talves a culpada tenha sido da ansiedade de estar pela primeira vez falando em uma Rádio.
Sei que não somos perfeitos, assim como eu me senti muitos de meus colegas também tenham passado por um friozinho na barriga.O mais engraçado é nos ouvirmos falando, o que parece tão normal em nosso dia á dia, vira gargalhadas entre a turma.
A rádio foi ao ar, com informações de pesquisas musicais e alguns destaques do mês e nosso alvo de audiência são os alunos do noturno, a hora do recreio é privilegiada em nossa escola.
Acredito que os novos programas que viram, serão melhores ainda, pois agora já temos a noção de como falar em uma rádio ao vivo.E com as demais dicas dos professores estaremos seguros e prontos para sintonizar na Rádio Interativa, a qual o ouvinte fica informado através dos programas apresentados pela turma do Curso Técnico em Comunicação 2010.
Agradeço a todos os professores pelo ensino e dicas para melhorar meu desempenho no curso e o apoio da professora Lisiane Sackis, além de ser uma nobre jornalista a qual me identifico e aprecio, espero um dia chegar aos seus pés,claro seria impossível mas pelo menos queria ter o mesmo brilho nos olhos que ela tem ao falar de seu trabalho.
Tcom 02- Jéssica Klug
terça-feira, 16 de novembro de 2010
O Primeiro programa de Rádio
Depois da teoria, chegou a hora de colocar na prática tudo
o que aprendemos em aula. Foi assim o nosso primeiro programa de rádio. Como tudo no começo é difícil, tivemos que nos esforçar muito para fazer um bom programa, afinal temos um público alvo para agradar “os alunos” da escola Cairu.
O nervosismo tomou conta nos primeiros momentos, a voz ficou trêmula, as mãos não paravam quietas , mas quando fomos nos inteirando com tudo, as palavras saiam com naturalidade, e pegamos gosto pelo que fazíamos. Foi muito bom, no fim queríamos um pouco mais.
Conseguimos fazer um bom programa, mas através das dificuldades percebemos que precisamos melhor ainda mais, contamos com a ajuda da professora Lisiane e o professor Éder
para nos auxiliar e fazer um programa interessante e que agrace a todos.
Scheila Freitas
e Tarciane Sehnem
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Meu Primeiro Programa de Rádio.
No dia 04 de novembro de 2010,eu fiz meu primeiro programa de rádio ao vivo.
Após aprendermos sobre toda criação de áudio,enfim chegava o grande dia ,era hora de colocar em prática tudo o que aprendemos.
A professora Lisiane Sackis organizou os programas por escalas de duplas,que seriam transmitidos na escola durante o recreio.Eu e minha colega Paula ficamos para o recreio da quinta feira a noite.Nossa colega Raquel Scremim foi a operadora de som ,também contamos com a ajuda das colegas Kelli e Jéssica na parte técnica.
No começo estavamos ansiosas e nervosas,mas logo ao começar o programa a descontração tomou conta,mas tivemos alguns imprevistos que nos obrigaram a ter que improvisar para que os ouvintes não percebessem,foi um sufoco mas no final deu tudo certo.
Recebemos elogios mas sabemos que há muito a ser melhorado,este primeiro contato foi importante para se fazer uma avaliação de como estamos e onde podemos mudar.
Acredito que apesar de ter ficado nervosa,a experiência foi muito boa e vou procurar melhorar cada vez mais a cada novo programa.E com certeza esta primeira experiência não será esquecida.
Carine,Técnico em Comunicação 2010.
Fala aí guria...
Todos temos sonhos, ou almejamos algo. E quando percebo que os meus aos poucos começam a se realizar embora seja em um projeto de escola, sinto como se, apesar do meu tamanho, o céu é o limite.
Fazer toda a criação e locução de um programa de rádio foi tudo de bom. A sensação de estar no comando, o fato de a informação, a notícia partir de mim, frio na barriga por estar diante de algo novo, e de tão grande responsabilidade, teve um gostinho especial.
Aprendi muito, mas acima de tudo me diverti pra caramba, até porque esse projeto era em dupla. Ninguém melhor pra estar comigo nessa do que a Dani, que assim como eu, é uma pessoa muito espontânea e leva as coisas muito a sério. Damos boas risadas. Muito bom compartilhar esse momento com você Dani. Esse dia ficara marcado, como o primeiro de muitos que virão.
Ângela Maria Vanzella
Técnico em Comunicação
Nas ondas da Rádio Interativa
No dia 03 de novembro aconteceu nosso primeiro programa de Rádio ao Vivo, onde eu e minha colega Ângela fizemos o papel de locutoras, na mesa de som estava nossas colega Raquel, a Kelly, a Letícia e ainda a profª Lisiane Sackis auxiliando as meninas. Não podemos esquecer da Jéssica que clicava todos os momentos,
Nossa proposta foi criar um compromisso inteligente entre a palavra e a música e aqui vou relatar um pouquinho desta experiência.
Na hora em que tudo começa, a gente não sabe bem o que está fazendo, rola um nervosismo, misturado com adrenalina e excitação, o coração acelera, mas depois das primeiras palavras, você começa a se sentir mais tranquila, mais “em casa”. Até pode arriscar alguns improvisos de última hora, algumas brincadeiras, algo bem natural, que deixe o programa mais descontraído e prenda a atenção dos ouvintes.
Nesses momentos em que entramos ao vivo, percebemos a importância de repassar o texto, de ensaiar em voz alta, pois assim, conhecendo bem o que você vai falar, fica segura de si e tudo torna-se mais simples.
Na hora de redigir os textos a maior dificuldade é que tudo precisa ser manchetado, rápido e resumido, frases curtas, de fácil entendimento, só que muitas vezes ser prolixo e ser alongar é mais fácil. Mas afinal, a magia do Rádio é criar sensações a partir de poucas palavras.
Erroneamente, se imagina o rádio como um veículo antigo e ultrapassado; puro engano; os profissionais que estão por trás dele devem ser de uma larga agilidade e criatividade e com certeza assim eles garantem que o Rádio continue embalando sonhos e servindo a muita gente.
“a televisão vende a imagem, o rádio a imaginação” (Autor Desconhecido)
Daniele Hübner Mucha
Técnico em Comunicação - 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Foto: Lisiane Sackis
Experiência Inesquecível!
Durante o mês de outubro a professora Lisiane Sackis propôs um trabalho no componente de Veículos de Comunicação Social a produção de um programa de rádio.
Iniciamos este projeto com a teoria onde aprendemos macetes e técnicas para escrever um programa de rádio. Na primeira experiência foi feito um boletim. Escolhemos uma notícia em um jornal impresso e a transformamos em um boletim de rádio. Como segunda etapa fizemos um comercial de rádio onde começamos a inserir as vinhetas.
Logo após iniciamos o roteiro onde colocamos a parte técnica e a parte falada pelo locutor. O roteiro tem ficha técnica e serve para o técnico que está operando a mesa de som saber quando inserir as vinhetas ou músicas trilhas do programa. O roteiro textual é a parte falada pelo locutor usada para o mesmo poder se orientar.
Nosso roteiro contou com notícias em destaque, agenda cultural e pesquisa musical.
Para mim foi gratificante essa experiência, pois após toda a produção nosso programa foi o primeiro a ir ao ar e inaugurar a rádio interativa no dia vinte e seis de outubro.
Gostei de apresentar o programa e produzir a pesquisa musical e a agenda cultural. Minha dificuldade foi na construção da notícia, mas nada que pudesse abalar todos os aspectos positivos do trabalho.
Curso: Técnico em Comunicação - Turma 2010
Aluna: Raquel Scremin
domingo, 31 de outubro de 2010
DO OUTRO LADO DO RÁDIO
Estamos começando uma nova experiência. A rádio é o veículo de comunicação que estamos estudando e particularmente é a área que mais me fascina.
Tudo começou com a escolha de um nome, por votação optamos por “Rádio Interativa”. Logo, tivemos que nos dividir em duplas, onde eu e Jéssica, escolhemos o nome do programa que vamos apresentar. Para escrever o roteiro, a professora Lisiane nos sugeriu que fizéssemos pesquisas musicais, agenda do mês de novembro e notícias em destaque.
Para mim, a parte mais fácil de fazer foram as pesquisas musicais. Pois pudemos escolher as bandas que estão fazendo sucesso, e como gosto muito de música foi agradável trabalhar com um hobby.
A agenda e as notícias em destaque foram um pouco mais complicadas de fazer, pois ambas são referentes a nossa região. Quanto à agenda, no mês de novembro, haviam poucos eventos que nos interessou para divulgar e nas notícias em destaque, tínhamos receio de que seriam muito atrasadas.
No dia 29 de outubro, quinta-feira, foi ao ar, ao vivo, nosso tão esperado programa de rádio. A professora Lisiane, o professor Éder e nossa colega Raquel fizeram a parte técnica. Eu e Jéssica fomos as locutoras. Mesmo nervosas, ocorreu tudo bem! Até recebemos elogios dos professores, o que nos motiva cada vez mais para desempenhar um ótimo trabalho.
Poder apresentar um programa foi uma realização pessoal, sempre tive vontade de estar do outro lado do rádio. Não vejo a hora do programa “Parada Interativa” ir ao ar novamente!
A área de comunicação é mesmo apaixonante! A cada dia que passa tenho mais certeza disso!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Hoje para nós foi uma aula muito especial, pois foi a nossa estreia na radio Interativa.
Fomos a primeira dupla a fazer um programa ao vivo, o programa “Recreio” para os alunos do Instituto Estadual Visconde de Cairu.
Colocamos o nome do programa de Recreio por ir ao ar na hora do recreio e afinal intervalo é só na faculdade.
Como todos sabem na prática é que se aprende e fomos submetidas a um grande teste nesta aula.
No inicio o nervosismo era intenso, não haviamos ensaiado nada em casa. A primeira leitura foi feita hoje mesmo antes de entrarmos no ar. Não tinhamos conhecimento de que o programa seria rodado ao vivo hoje, foi uma surpresa e um desafio proposto pela professora Lisiane Sackis e aceito por nós. Os últimos ajustes entre nós locutoras e o professor Éder Kaefer na técnica foram feitos na hora também.
A professora Lisiane fez uma introdução para dar inicio a rádio Interativa que será apresentada pelos alunos do Técnico em Comunicação 2010.
A experiência foi muito gratificante apesar do nervosismo inicial nossos colegas nos disseram que ocorreu tudo bem.
Depois desse programa nós estamos cada vez mais fascinadas pela comunicação!
Alunas: Letícia de Lima e Raquel Scremin
Técnico em Comunicação - Turma 2
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Técnico em Comunicação visita RBS TV Santa Rosa.
No feriado de 12 de outubro os alunos da segunda turma do Técnico em Comunicação da Escola Visconde de Cairu visitaram RBS TV Santa Rosa.
Na companhia da professora e jornalista Lisiane Sackis, os alunos visitaram todos os setores da emissora, onde observaram o funcionamento dos bastidores do Jornal do Almoço. Com isso, acompanharam todos os passos até que o jornal seja concluído para ser transmitido. A professora Lisiane explicou todos os passos desde a reunião de pauta, edição, como é feito no sistema de informática da emissora a notícia, a interação entre colegas para a conclusão e o fechamento do jornal, a definição do corte e enquadramento dos apresentadores. Tiveram a oportunidade de conhecer o camarim, o estúdio de gravação e todo o espaço físico da RBS TV.
O grupo RBS está há 18 anos em Santa Rosa e tem o seu sinal de transmissão diretamente da matriz em Porto Alegre. A emissora traz as notícias e informações variadas da cidade e região.
Hoje o sinal da RBS atinge 69 municípios da região noroeste do estado, sendo a segunda emissora com maior número de municípios. A RBS TV traz como prioridade levar a notícia atual com clareza, rapidez e qualidade ao seu telespectador.
Os alunos participaram também da gravação ao vivo do Jornal do Almoço que tinha como tema principal a comemoração do dia da criança. Para os alunos foi um privilégio estar vendo ao vivo o trabalho como repórter da professora Lisiane Sackis, além de verem o carinho e dedicação que ela tem em seu trabalho. Aprenderam muito sobre jornalismo e o trabalho em uma emissora de TV.
Com certeza este será mais um dia que ficará guardado com carinho na lembrança dos alunos da turma do Técnico em Comunicação.
Paula Paim e Carine Duarte
A TV por outro ângulo
Feriado dia de Nossa Senhora Aparecida e dia da criança, e nós do curso Técnico de Comunicação saímos para mais uma expedição de conhecimento prático. Neste novo passeio, fomos conhecer aquela que desperta muita curiosidade e estimula a imaginação de muitas pessoas, a RBS TV Santa Rosa.
Tivemos a oportunidade de conhecer tudo, desde o camarim, salas de edição, a sala do master que controla toda a programação e determina os devidos tempos para cada apresentação, até o estúdio onde os fatos deixam de ser apenas textos em um programa chamado espelho, e viram informação, notícia ao sair na telinha em nossas casas.
Particularmente tive um dia especial, pois ao chegarmos à emissora, a Maristani (que também é apresentadora) me incumbiu de fotografar todos os bastidores daquele Jornal do Almoço que seria ao vivo. Tive a oportunidade de ficar mais próxima de toda a equipe, que por sinal, é maravilhosa. Percebi o empenho de cada um, o esforço pra que as coisas saíssem perfeitas. Sem contar na confiança que existe entre eles. Todos focados em um mesmo objetivo, sem individualismo. Pelo contrário, acho até que o lema dessa equipe deve ser: meu trabalho feito + o seu trabalho feito = tarefa cumprida.
Embora no momento estivesse dando minha pequena contribuição fotografando preciso confessar que senti muita vontade de fazer parte daquela equipe. Minha contribuição resultou em fotos de todos os ângulos. Até porque o Jornal do Almoço era ao vivo e o pátio da emissora estava repleto de crianças. Fotos de crianças na cama elástica, fotos de crianças com o rosto pintado. Mas também teve fotos dos câmeras trabalhando, da Maristani fazendo caras e bocas, gestos de todos os jeitos, até porque era ela que estava encarregada da produção. Passando o tempo certo pra Lisiane e a Luma entrarem no ar, e o que ainda restava pras entrevistas ao vivo. Tempo que, aliás, é muito curto. Em geral o JA é apresentado em 8 minutos, tudo muito bem cronometrado.
Sei que este curso não abrange apenas esta área ligada diretamente à mídia propriamente dita, mas neste dia, mais uma vez senti que estou no caminho certo. Essa área da comunicação sempre me chamou muita atenção, não era à toa que desde cedo entrei pro teatro. Mais do que nunca estou fascinada, tenho absoluta certeza que de uma ou de outra forma vou por em prática o meu gosto pela escrita em um futuro bem próximo, espero.
Ângela Maria Vanzella
Técnico em Comunicação
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Alunos do Técnico em Comunicação visitaram o Jornal Noroeste
A turma do curso técnico 2010,visitou a Empresa Jornalistica Noroeste na cidade de Santa Rosa, no dia 29 de Setembro.A rádio foi apresentada por Claudiomiro Sorriso “ Radialista e Redator”.
“O Jornal Noroeste, surgiu no dia 8 de Julho de 1971, em Santa Rosa/Rs, com o primeiro veículo de da Empresa Jornalística Noroeste.Seu trabalho é ivulgar a região Noroeste do Rio Grande do Sul, auxiliar seu desenvolvimento, mostrando suas potencialidades.Sua tradição é credibilidade.Tornaram possível uma caminhada de 35 anos ao lado desta sociedade, que procura a todo instante melhorar a qualidade de vida de sua gente.O tempo passou e a marca Noroeste se itensificou a cada semana.Expandindo seus horizontes no ao da EJN adiquiria a Rádio Sul Brasileira, que mais tarde passaria a chamar-se Rádio Noroeste AM.Já em 1989 nascia a caçula do veículos de comunicação do grupo, quando foi ao ar a rádio Guaíra FM, voltada para no entretenimento e hoje seus meios e comunicação são conhecidos:JORNAL NOROESTE, RÁDIO NOROESTE AM e RÁDIO GUAÍRA FM.
Após conhecermos pouco da história do Jornal Noroeste fomos ao estúdio da rádio Guaíra FM, no programa de Vilmar Lorentz onde aprendemos algumas regras do programa de rádio.Podemos ter a visão do trabalho de um radialista as informações e explicações foram boas e ainda participamos ao vivo do seu programa de rádio “Estação 97”.Fomos entrevistados sobre o curso técnico em comunicação com o acompanhamento da professora de jornalismo e Jornalista da Rbstv Lisiane Sackis.
Jéssica Klug
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Nesta quarta-feira, dia 29 desetembro, às sete e meia da noite os alunos acompanhados da professora Lisiane Sackis visitaram a Empresa Jornalística Noroeste. Foram recebidos pelo redator e radialista Claudiomiro Sorriso.
Durante a visita conheceram a rádio Noroeste AM e na rádio Guaíra FM participaram ao vivo do programa "Estação 97" com Vilmar Lorentz.
Claudiomiro além mostrar a empresa aos alunos narrou breves histórias. Segundo Claudiomiro Santa Rosa obteve a concessão do sinal de rádio antes mesmo dos habitantes possuírem o aparelho.
A empresa conta também com um jornal. O Jornal Noroeste é produzido de segunda à quinta-feira. A impressão é feita em Cruz Alta, com circulação na sexta-feira. Quatro mil exemplares são distribuídos nos municípios de Santa Rosa, Porto Mauá e Tuparendi.
Notícias atualizadas podem ser conferidas também no Jornal Noroeste online. É só entrar no site www.jornalnoroeste.com.br
Curso: Técnico em Comunicação
Aluna: Raquel Scremin
Visita á Radio
Na terça-feira no dia 28 de setembro, nós, alunos do Curso Técnico em Comunicação 2010 da escola Cairu fizemos uma fantástica visita à Radio Noroeste de Santa Rosa.
Foi uma vista fantástica, pois conhecemos coisas novas e aprendemos algo muito produtivo para o nosso curso, como por exemplo, assistir a um programa de rádio ao vivo.Foi muito interessante, adorei.Sem contar as ilustres histórias do nosso queridíssimo amigo Claudiomiro Sorriso.Ele melhor do que ninguém para nos relatar as histórias da rádio Noroeste como ela começou, como é hoje, como funciona um jornal impresso e uma rádio.
Tudo que ouvimos, tenho certeza, levaremos por toda a nossa vida e por todo o nosso curso.
Ouvimos também como é a vida de um locutor.Na rádio encontramos profissionais qualificados, com anos de experiência que nos ensinaram um pouquinho do trabalho nesta mídia.
Espero visitar muitas e muitas vezes a rádio assim também como tenho curiosidade de conhecer outras rádios e como é o funcionamento de cada uma delas.
Julia Severo
Visita a Empresa Jornalistica Noroeste
No dia 29 de setembro, alunos do curso técnico em comunicação do instituto educacional Visconde de Cairú de Santa Rosa, deixaram as salas de aula para fazerem uma visita a rádio Noroeste.
Acompanhados pela professora e jornalista Lisiane Sackis, os alunos conheceram os estúdios da rádio e também do jornal Noroeste.
Tiveram uma pequena participação ao vivo no programa do Vilmar Lorentz que está a 20 anos no ramo da comunicação, hoje, Vilmar apresenta o programa Estação 97, locutor da rádio Guairá FM.
Os alunos também tiveram o privilégio de conhecer o estúdio da rádio AM, acompanhados por Claudeomiro Sorriso, locutor e redator do jornal Noroeste que trabalha a 24 anos nesta área.
Seguindo para o estúdio onde é realizado o jornal Noroeste, profissionais que vão em busca de notícias e informações para a composição de mais uma edição do jornal. Logo as notícias são redigidas e então é feita a diagramação do mesmo que é enviado a gráfica. Depois de impresso ele retorna a empresa onde é distribuído. A cada edição é impresso a cerca de 4 mil exemplares, sendo 80% para assinantes da região.
A Empresa Jornalística Noroeste que teve seu primeiro jornal publicado em 8 de julho de 1971, também adquiria a rádio Sul Brasileira que mais tarde passaria a chamar-se Rádio Noroeste AM.
Portanto em 1989 ia ao ar a Rádio Guairá FM voltada para o entretenimento. Empresa esta que ampliou seus horizontes e presta serviços a comunidade regional.
Joisi Raquel
Visita à Empresa Jornalítica Noroeste
Visita á Empresa Jornalítica Noroeste de Santa Rosa.
No dia 29 de setembro a 2ª turma do Técnico de Comunicação da Escola Visconde de Cairu,visitaram os estudios da Rádio Noroeste de Santa Rosa.
Os alunos contaram com a presença do produtor e editor Claudiomiro Sorriso que contou um pouco da história da rádio.
Ele falou que inicialmente a Rádio Noroeste começou com o Jornal Noroeste,este que no ano que vem faz 40 anos em Santa Rosa e região.Logo depois surgiu a Quaíra FM.
A Rádio Quaíra surgiu nos anos 80,antes já havia existido com o nome de Rádio Sul Brasileira,mas saiu do ar e retornou anos depois com o nome de Rádio Quaíra.
Hoje os três formam a Empresa Jornalística Noroeste,que tem a direção de Sérgio Malmam.
Também nos revelou que o Jornal Noroeste publica 4000 exemplares sendo 95% desses para assinantes e tendo a cidade de Porto Mauá como a cidade de maior número de assinantes .A Rádio Noroeste AM hoje dedica_se a parte de notícias e informações,já a Quaíra FM a programas de discontração com músicas de diversos estilos.
Claudiomiro é produtor e editor de texto do Jornal Noroeste,tem 24 anos de experiência em rádio e é o atual diretor do Sindicato dos Radialistas.
Ele contou aos alunos na visita ao estúdio da Noroeste AM de sua participação desde do início da rádio começando como operador de áudio.Relembrou de grandes radialistas que passaram por ali e fizeram história deixando saudades.
Na visita ao estudio da Rádio Quaíra FM,os alunos aprenderam como um programa ao vivo é feito através do radialista Vilmar Lorentz que tem 20 anos de experiência em rádio e também é dono de uma produtora de vídeo.Ele faz o programa “Estação 97” que é transmitido diariamente na parte da noite.
Ele contou sobre seu trabalho e cedeu um espaço para que os alunos pudessem falar da experiência que estavam tendo no seu programa ,que estava sendo transmitido naquele momento.
Vilmar falou que o segredo de um programa ao vivo é deixar as coisas parecerem naturais,para que o ouvinte se sinta a vontade para participar do programa.
Esta visita foi um grande aprendizado para os alunos.Eles viram na prática o trabalho dos profissionais e a grande evolução da rádio ao decorrer do tempo sempre se modernizando para levar as informações com rapidez,clareza e qualidade a seu público.
Carine Duarte Perira_Aluna do Tcom2.
Na quarta feira dia 28 se setembro, estivemos em visita à Rádio Noroeste, que se localiza ao lado da antiga prefeitura de Santa Rosa ,no centro da cidade.
Nossa visita teve como objetivo conhecer o funcionamento do veículo, incluindo
uma participação em um dos programas que estavam acontecendo no momento.
As histórias relatadas pelo funcionário Claudiomiro Sorriso, prenderam nossa atenção pela importância delas para a comunicação em nossa região. A empolgação mostrada a cada palavra dita por ele, contagiava a todos nós.
A Rádio Noroeste faz parte da empresa jornalística Noroeste que também tem um jornal. A empresa conquistou espaço na região, com seus programas de interatividade com o público. O veículo de comunicação dá importância às noticias atuais para manter seus ouvintes atualizados com uma informação de qualidade.
Gilnei de Paulos Curso Técnico em Comunicações.
Futuros comunicadores visitam a Empresa Jornalística Noroeste
No dia 29 de setembro, nós, alunos do Curso Técnico em Comunicação, visitamos a Empresa Jornalística Noroeste acompanhados pela professora Lisiane Sackis. Fomos recepcionados pelo radialista e redator Claudiomiro Sorriso. Ele nos levou para conhecer o interior da empresa. A Rádio Guairá FM, Noroeste AM e o Jornal Noroeste, pertencem ao grupo.
Claudiomiro falou sobre seus 24 anos na empresa e sobre sua história. Participamos ao vivo da programação da rádio Guairá, que no momento era comandada por Vilmar Lorentz. Nossos colegas Kelly, Ângela, Raquel e Gilnei e a profe Lisiane participaram literalmente da programação.
Podemos notar as diferenças que existem em uma rádio AM e outra FM, mesmo sendo do mesmo ramo comunicativo. Na rádio FM é o locutor quem faz todas as funções, já na AM, o locutor apenas transmite as informações. A mesa de som é comandada por outra pessoa em uma sala separada. Também tivemos a oportunidade de acompanhar Claudiomiro atualizando o site do Jornal Noroeste.
Nós como futuros comunicadores, nos sentimos em casa. Esperamos um dia sermos bons profissionais, para que assim como eles são, nós também possamos ser reconhecidos por nosso talento.
Jéssica Rigon
T. Com. 2010
Jornal Noroeste
No dia 28 de setembro a turma do Técnico em Comunicação fez uma visita à rádio e jornal Noroeste. Na ocasião, ficamos sabendo como é o dia-a-dia das pessoas que trabalham naquele local.
A história da rádio, como surgiu,as dificuldades que passaram foram explicadas pelo radialista Claudiomiro Sorriso. Ele também contou o desafio da conquista de ouvintes já que naquela época, 60 anos atrás, não havia aparelho para as pessoas ouvirem os programas. Com o passar do tempo, foram adquiridos alguns aparelhos e distribuídos pelo dono da rádio.
Fiquei de certa forma emocionado ao ouvir as histórias que Claudiomiro Sorriso contava. Ele que trabalha na instituição há 24 anos é um exemplo de profissional que tem amor pelo que faz. Percebia-se nele ao falar da trajetória dele na rádio e jornal que o olho brilhava de emoção e alegria.
Tivemos a oportunidade de estar ao vivo no programa da 97.7 Guairá FM, apresentado pelo locutor Vilmar Lorentz, que é um excelente profissional na área da comunicação.Ele explicou todos os passos de como operar os equipamentos para que tudo saia perfeito na hora em que o programa está no ar.O locutor também cedeu um espaço para que a professora Lisiane Sackis divulgasse um pouco mais esse curso, que é o único oferecido em uma escola estadual do estado do Rio Grande Do Sul.O curso estará com as matrículas abertas para a próxima turma a partir de outubro. Foi dada uma oportunidade para que alguns alunos falassem o quanto é bom,gratificante estar cursando Técnico em Comunicação para vida profissional como para pessoal. A aluna Kelly mostrou um pouco de seu talento cantando uma música da banda Chimarrutz.
Vianei schallenberger Técnico em Comunicação
Visita a Empresa Jornalística Noroeste
A Empresa Jornalística Noroeste é uma organização que atua no segmento de comunicação social. Seu primeiro veículo foi o Jornal Noroeste, que resguarda em suas páginas a história da comunidade e retrata seus traços, anseios e paixões. A busca da modernidade, da integração e dos avanços tecnológicos e sociais é uma constante em suas páginas.
O tempo passou e a marca Noroeste se intensificou. A empresa expandiu seus horizontes com a criação da Rádio Noroeste AM. Após nasceu o caçula do grupo, a Rádio Guaíra FM, voltada para o entretenimento.
Visitamos a EJN na quarta-feira à noite, onde fomos recebidos por Claudiomiro Sorriso, que nos contou um pouco da história da Rádio. A empolgação e a paixão com que ele narrava cada fato marcante de seus 24 anos de profissão nos deixou emocionados.
Também tivemos a oportunidade de participar ao vivo do programa Estação FM de Vilmar Lorentz, onde a colega Kelly até cantou e claro, encantou os ouvintes.
Com certeza essa noite valeu a pena. Foi um aprendizado pois vivenciamos na prática como é estar do outro lado do rádio. Certamente está oportunidade servirá de apoio para as nossas escolhas futuras.
Daniele Hübner Mucha
Curso Técnico em Comunicação 2010
CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO NA E.J.N.
Com a visita a Rádio Noroeste podemos tirar muitas dúvidas da sua própria história. Uma das principais empresas de Comunicação social da cidade. A EJN (Empresa Jornalística Noroeste) era chamada de Rádio Sul Brasileira, que mais tarde passaria a chamar-se Rádio Noroeste AM. Já em 1989, nascia o caçula dos veículos de comunicação do grupo, quando foi ao ar a Rádio Guaíra FM, voltada para o entretenimento. Hoje em dia o Comunicador Vilmar Lorentz, apresenta o programa.
A Noroeste credenciou-se como uma empresa sólida, moderna, que aplica seus recursos na busca do desenvolvimento de sua comunidade, com ética, solidarizando-se com as pessoas que se relacionam de alguma maneira com seus profissionais e com seus veículos de comunicação: JORNAL NOROESTE, RÁDIO NOROESTE AM e RÁDIO GUAÍRA FM.
Claudiomiro Sorriso, repórter e redator do Rádio e Jornal, foi quem nos contou um pouco da trajetória da empresa, é ele também o responsável pela atualização do site do grupo Noroeste, meio que se tornou indispensável para todas as empresas que trabalham no ramo, algo que o Radialista deixou claro para todos nós, contando como a Rádio era quando foi fundada no ano de 1971, até os dias atuais. Um dos momentos que mais gostamos com certeza foi a entrada Ao Vivo no programa do Vilmar na Rádio Guaira Fm 97.7 onde alguns colegas responderam algumas perguntas da professora Lisiane Sacks, do Claudiomiro e do Vilmar, divulgando e levando para o público a importância do Curso Técnico em Comunicação na nossa região.
Leticia De Lima
Visita à Empresa Jornalística Noroeste
Os alunos do Técnico em Comunicação da Escola Visconde de Cairu, acompanhados pela professora Lisiane Sackis, visitaram a Empresa Jornalísica Noroeste na última quarta-feira, dia 29.
A empresa é uma organização que atua na área de ComunicaçãoSocial e tem como veículos de comunicação a Rádio Noroeste AM, Rádio Guairá FM e Jornal Noroeste. Os alunos foram recebidos por Claudiomiro Sorriso, funcionário da empresa há 24 anos. Iniciou como operador de som e hoje é radialista e redator do jornal.
Ao visitarem a Rádio Guairá FM, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir e participar, ao vivo, do programa do Vilmar Lorentz. Divulgaram o Curso Técnico e conheceram um pouco da história da empresa.
O Jornal Noroeste se instalou na cidade de Santa Rosa em 1971. É distribuído às sextas-feiras para grande parte da região. Tem como objetivo divulgar o noroeste do Rio Grande do Sul e auxiliar em seu desenvolvimento.
No mesmo ano, a empresa adquiriu a Rádio Sul Brasileira, dando-lhe o nome de Rádio Noroeste AM. Esta, tem como foco o jornalismo comunitário, promover debates, trazer informações regionais e até solucionar problemas da população.
Para completar o grupo Noroeste, em 1989 foi inaugurada a emissora de rádio Guaíra FM, focada no entretenimento musical e informativo. Em sua programação tocam diferentes estilos de música, atingindo vários públicos. Na época que foi fundada, os discos era de vinil; hoje, toda rádio é informatizada.
Com esta visita, os alunos sentiram como é estar do outro lado do rádio e do jornal. Obtiveram conhecimentos que serão decisivos para suas escolhas profissionais.
T.Com. 2
Kelly Poczwardowski
Da Teoria à Prática
Fascinados ficamos com suas histórias. Eu particularmente cheguei a relembrar meu avô. Sentávamos na varada e ele em sua cadeira de balanço contava suas historias e me fazia imaginar como certas coisas aconteciam. De certa forma Sorriso fez com que as historias narradas por ele nos reportassem a um tempo em que a comunicação era apenas um sonho de alguns tidos por loucos. A maior dificuldade desses visionários, no entanto era fazer-se ouvir. Já que naquela época ninguém tinha o tal do rádio, ou seja, comunicar pra quem?
Mas a vontade de vencer e a paixão por comunicar, fez com que essas pessoas comprassem rádios e distribuíssem para seus amigos e pessoas influentes para que assim eles tivessem ouvintes nas suas primeiras transmissões.
Sorriso nos falou também da capacidade de comunicação de alguns radialistas que com poucas palavras criavam histórias e tinham o dom de emocionar os ouvintes. Inclusive nos confessou que como operador de áudio muitas vezes também chegou às lágrimas.
Conhecemos o comunicador Vilmar Lorentz que nos recebeu em seu programa e nos deu uma aula. Mostrou a agilidade e a prática com que realiza seu trabalho, acumulando duas funções a de comunicador e operador de áudio.
Sorriso nos levou também onde ele “pensa” o Jornal Noroeste. Contou-nos como cada noticia é tratada conforme importância e interesse dos leitores. E todo trabalho realizado para que o jornal esteja pronto toda sexta-feira.
Agregamos muito conhecimento, mas acredito que todos saíram de lá com uma certeza, ninguém chega a um lugar de destaque por acaso. A pessoa não se transforma em alguém de sucesso da noite pro dia. É preciso conhecimento, dedicação, sacrifícios. Porem o que de mais importante Claudiomiro Sorriso nos passou é que é preciso amor. Amor por aquilo que se está fazendo.
E isso foi o que Sorriso nos transmitiu com seus olhos ao nos passar com emoção toda a história da rádio. Que por vezes se confundia com sua própria já que tem em seu currículo 24 anos de sua vida dedicados a essa sua grande paixão.
Ângela Maria Vanzella
Técnico em Comunicação 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Propaganda de rádio!
Grupo 1 Jéssica e Kelly comercial sobre sabonete Passione!
Grupo 2 Jéssica Klug e Joisi comercial sobre protetor solar Summer Life!
Grupo 3 Scheila e Michele criaram um hidrante facial Face New!
Grupo 4 Tarciane e Letícia criaram um produto de maquiagem : rímel Absoluta 3 em 1 da linha Cosméticos Glamour
Grupo 5 Daniele e Vianei criaram um comercial que fala de uma casa de apoio para crianças "Mude uma Vida, Seja Padrinho de Uma Criança!
Grupo 6 Raquel e Carine criaram a funerária "Só falta você" com o slogan : Fazendo o bem, sem olhar a quem!
Grupo 7 Ângela, Elisa e Irinéia criaram um ciclé com o nome "Xibum"
Visita especial
Hoje recebemos a visita do filho de nossa colega, Elisa, com 47 dias, Mateus Rodrigo não deixou a mamãe vir à aula sem ele. Quis participar do aprendizado que já começou na barriga. Elisa engravidou em outubro de 2009 e acompanhamos toda a gestação. Agora ele já conheceu as colegas da mamãe e até se comportou no colinho da profe Lisiane. Elisa acabou de trocar as fraldas e ele se comportou super bem, só uma vomitadinha. A dinda Ângela era só elogios e todas as colegas babaram pelo gatão.
Agora reclamou por uma mamada e a mamãe Elisa não se fez de rogada e amamentou na sala de aula mesmo. Um belo exemplo pra todas as mamães...que Mateus tenha muita saúde...sucesso e felicidade junto com o papai Cristiano.
terça-feira, 13 de julho de 2010
7ª MEP - Mostra das Escolas de Ensino Profissional
Através da parceria entre a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) e as coordenadorias de Santa Rosa (17ª CRE), Palmeira das Missões (20ª CRE) e Três Passos (21ª CRE), escolas técnicas das regiões de abrangência destas coordenadorias reuniram-se na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, do dia 30 de junho a 2 de julho para a realização da 7ª Mostra das Escolas de Educação Profissional.
A cerimônia de abertura ocorreu no dia 30 de junho as 17 horas onde foram apresentadas as bandeiras das escolas e suas respectivas coordenadorias, como também esclarecimentos sobre o regulamento, ficha de avaliação, apresentação da equipe avaliativa dos projetos e horários.
A MEP é organizada desde 2004, promovendo os projetos científicos realizados por estudantes e professores das escolas públicas estaduais que possuem cursos técnicos. Tem por objetivo a valorização da pesquisa e a troca de conhecimentos entre os estudantes.
A edição de 2010 será realizada até julho, em sete regiões do Estado, envolvendo 386 projetos de mais de mil estudantes de 110 escolas técnicas do Rio Grande do Sul.
Os trabalhos premiados na mostra estarão classificados para integrar a 4ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP).
Esse ano veio com uma inovação, no estande em que o projeto estava sendo avaliado pela equipe de jurados era colocado uma placa para que os visitantes não interrompessem a avaliação e não saíssem prejudicados. Uma alternativa que deu certo e que foi aceita pelo público visitante.
Teve um amplo comparecimento do público em geral bem como de escolas, empresas e segmentos vinculados ao mundo do trabalho. O que nos mostra que cada vez mais as pessoas estão valorizando as ideias e o ensino técnico.
A mostra contou com a participação de 50 projetos apresentados por aproximadamente 150 alunos e
50 professores orientadores que representaram 16 escolas técnicas de 13 cidades.
Para expor os projetos os alunos necessitavam de um caderno de campo que é um diário onde explica passo a passo do desenvolvimento do projeto, duas cópias do trabalho impresso para a visualização dos visitantes, um banner com a descrição do projeto e outros materiais ficavam a critério dos expositores.
A cerimônia de encerramento ocorreu na sexta-feira dia 2 de julho as 14 horas, contou com a presença de representantes das coordenadorias e autoridades. Para abrilhantar mais a cerimonia teve apresentações artisticas como dança tradicionalista com as alunas da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste e música com o coral do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu ambos da cidade de Santa Rosa.
Além dos destaques foram escolhidos dez projetos, sendo que os cinco primeiros foram os classificados para integrar a FECITEP que acontecerá no mês de setembro na cidade de Viamão – RS. O 1º lugar ficou com o projeto “Equoterapia: o cavalo como instrumento da saúde e inclusão social” da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões.
Nossa escola destacou-se com o documentário Memórias Cairu que conquistou o 4º lugar.
O documentário será exibido também para a comunidade no dia 2 de agosto as 19h e 30 min no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges na cidade de Santa Rosa.
Aluna: Raquel Scremin
Curso: Técnico em Comunicação - turma 2010
7ª MOSTRA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ANO DE 2010
Novidades das Escolas Técnicas da região em Santa Rosa,com a 7ª MEP.
Nos dias 30,01 e 02 de junho e julho deste ano aconteceu a 7ª Mostra das Escolas de Educação Profissional .O evento ocorreu na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste de Santa Rosa com a apresentação de 50 projetos de escolas locais e da região.
Participaram da MEP escolas de Santa Rosa,Palmeiras das Missões,Bom Progresso,Frederico Westphalen,Santo Augusto,Cândido Godói,Três de Maio,Redentora,Três Passos,Campinas das Missões,Tenente Portela,Cerro Grande e Crissiumal.
As escolas trouxeram projetos nas áreas da agricultura ,preservação do meio ambiente,educação alimentar,informática,saúde,reciclagem,tecnologia,inclusão social,administração,inclusão digital e outros.
A feira teve um grande público foi visitada por vários escolas da região e também por pessoas da comunidade que vieram prestigiar o evento.
O Escola Estadual Visconde de Cairu também esteve presente com dois projetos “Memórias Cairu” e “Jornal Virtual”.
A MEP foi um grande sucesso e teve sua finalização com a premiação dos projetos mais criativos.
Carine,Técnico em Comunicação 2.
A setima mostra das ecolas de educação profissional teve inicio e abertura no dia 30 de junho de 2010 e termino no dia 02 de julho, no dia 01 de julho nossa turma do técnico em comunicação foi prestigiar esse belissimo evento que aconteceu na cidade de santa rosa na escola estadual técnica fronteira noroeste,onde tivemos a oportunidade de ver diversas amostras, todas bem elaboradas para competir, não apenas competir e sim ganhar, pode-se notar o empenho e o esforço de todos os participantes, com isso os avaliadores tiveram um pouco de dificuldade em classificar qual seria a melhor.
Tambem nesse dia a turma do técnico em comunicação 2008 foi avaliada e classificada para apresentar o documentario que fizeram sobre a escola estadual visconde de cairu, onde quero parabeniza-los em especial pelo ótimo empenho e dedicação que tiveram.
Nessa edição percebemos que o público jovem esta cada dia mais competitivo e também querendo consentizar a população do quanto é importante a divulgação dos diversos assuntos abordados no dia a dia.
VIANEI
MEP em Santa Rosa
Cada escola de educação profissional expos projetos em suas áreas de estudo. A nossa escola, Visconde de Cairu, expos 2 projetos muito interessantes, um documentário e um jornal pela internet, conseguindo o 4º lugar com o documenttário “Memórias Cairu”
Todos os projetos foram muito bem elaborados e expostos. Obviamente os projetos que mais nos chamaram atenção foram os que mais tinham coisas em comum, ou parecidas com a área da comunicação.
Valeu a pena visitar a MEP e conhecer outras áreas de estudo diferentes das nossas, aprender coisas novas, ouvir outras opiniões sobre os mais diversos assuntos abordados pelas escolas e alunos participantes.
Jéssica Rigon
T. Com 2
MEP – Mostra de Escolas Públicas
Escolas Estaduais de todo Rio Grande do Sul que possuem Curso Técnico mostraram seus projetos nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.
Para a Mostra Regional, foram selecionados cinquenta trabalhos, dos mais diversos componentes curriculares ministrados nos vários Cursos Técnicos das Escolas Estaduais.
O Instituto Visconde de Cairu, concorreu com 2 trabalhos: Documentário Memórias Cairu e Jornal Eletrônico Alunos.com.
O Documentário foi classificado entre os cinco melhores projetos e será apresentado na FECITEP, no mês de setembro em Viamão.
Para o público em geral o Documentário Memórias Cairu, será exibido no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa, às 20h 30min, do dia 2 de agosto de 2010.
Ângela e Irineia
7ª MEP
No dia 1º de Julho nossa turma compareceu a 7ª MEP (Mostra das Escolas de Educação Profissional), que ocorreu na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste em Santa Rosa, onde teve o prazer de apreciar os 50 trabalhos feitos por alunos e professores das Escolas com Educação Profissional de Nível Médio das redes Estadual e Municipal.
Durante a visita, podemos perceber a importância com que a mostra de trabalhos se encaixa no cotidiano dos estudantes de Cursos profissionalizantes como forma de valorização da pesquisa, da socialização e troca de saberes, experiências e conhecimentos.
Também foi interessante conhecer os diferentes trabalhos nas mais diversas áreas profissionais, e perceber a criatividade e o tipo de abordagem que cada grupo de alunos optou para apresentar um trabalho interessante ao público presente.
Daniele Hübner Mucha
Técnico em Comunicação 2010
De 30 de junho a 2 de julho ocorreu em Santa Rosa, a 7º MEP, Mostra das Escolas de Educação Profissional, onde cinquenta projetos de escolas da região, apresentaram diversos projetos envolvendo várias áreas, desde tecnologia até ideias para a melhora da agricultura.
O projeto que mais me chamou atenção, foi sobre lixo eletrônico, em que eles reciclam e transformam em diversos objetos como bolsas, brincos, abajures, etc. Acho que este seria um projeto que poderia ser executado em escala industrial dando um fim ao problema do lixo eletrônico que contamina nosso país há anos.
Medidas voltadas à reciclagem, geram empregos e também ajudam a preservar a natureza há tanto tempo abalada.
Rossana Paz.
Téc. em Comunicação 2010
Turma 2010 pronta para MEP 2011!
Letícia De Lima Téc.Com. 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
TWITTER-UMA FERRAMENTA DE GRANDES PROPORÇÕES.
A Copa nem começou direito e os brasileiros já deram o ar de sua graça nos tópicos do Twitter. Prova disso foi o tópico “CALA BOCA GALVÃO”, inusitado para os portugueses e inexplicável para o resto do mundo.
O referido Galvão é o famoso (diria o mais famoso) locutor esportivo da TV brasileira: Galvão Bueno. Ele ficou eternizado nas mentes dos brasileiros com os bordões “Sai que é tuuuua, Taffarel”, “Alô amigos da Rede Globo” e exageradas comemorações como o “É Tetraaa! É Tetraaa!” e “Ayyyyyyyrton Senna do Brasiiiil”.
Programas humorísticos da TV brasileira brincam com esses exageros, sempre com respeito. No entanto muitos brasileiros tem uma certa pinima com o locutor e, com a popularização de sites como Orkut, Youtube e o Twitter, eles resolveram manifestar esse sentimento publicamente, registrando, por exemplo, diversas gafes (muitas até grotescas!) e intolerâncias com colegas de profissão através de vídeos no Youtube e mensagens no Twitter.
Ora, para a surpresa dos brasileiros, Galvão Bueno foi escolhido pela TV Globo para “narrar” o show de abertura da Copa. Isso causou imediata revolta na comunidade brasileira no Twitter, que manifestou ao longo de todo o evento as bobagens que ele falava no ar e que, de alguma forma acabou originando o tal" CALA BOCA GALVÃO",e não bastando isso criaram uma suposta campanha de combate a extinção de uma ave,distorcendo o real sentido da frase,que repercutiu no mundo todo.
Quem criou isso não sabemos. O que sabemos é que, mais do que nunca, a comunidade de língua portuguesa (e não me refiro apenas aos ativos brasileiros) está presente com força no Twitter e frequentemente chamando atenção com hashtags que confundem a mente dos não-falantes de português. E a tendência é esta presença aumentar a cada dia, principalmente durante a Copa do Mundo, que é um evento que mobiliza o brasileiro de uma maneira até incompreensível para muitas nações.
O Twitter se torna cada vez mais popular e nos mostra mais uma vez com esse caso o quanto a internet pode tormar proporções assustadoras.
Por Carine Duarte,TCOM2.
O cala boca de Galvão Bueno
Na verdade tudo isso só faz a gente perceber que a internet e outros meios de comunicação, quando lançam algo podem ter muitas maneiras de as pessoas analizarem e reagirem, podem fazer com que algo se torne expansivo em poucos minutos,na minha opinião acho que existem tantas coisa para o mundo se preocupar,como por exemplo a fome,a educação,que na verdade só são vistas quando não há mais solução,do que darem tanta enfase para algo que não tem nada de interessante.
Galvão Bueno é um ótimo profissional,mas acaba extressando as pessoas que o escutam,pois da muita importância à coisas desnecessárias e sem valor.Sou crítica a ele também, pois particularmente não gosto do profissional e acho que existem muitos profissinais melhores que ele, que poderiam ter ido para a Copa Do Mundo.Tanto ele se torna chato, que várias pessoas preferem trocar de canal do escuta o mesmo.
Isso só nos faz ver que o Twite,orkut,e outros podem ter uma expanção muito grande,ajudando,mas muitas vezes prejudicando e tornando algo pequeno em algo enorme e sem volta.
Os dois lados da moeda...
Ângela M. Vanzella
Técnico 2010
A influência da internet
Foram criadas várias histórias em relação ao “cala boca Galvão”, todas muito criativas, mas nenhuma comprovada, ou seja, verdadeiras fofocas virtuais.
Olha eu não estou nada de acordo com esses comentários, pois as pessoas gostam mesmo de criticar o que não estão nem perto de fazer melhor. Tem assuntos mais interessantes a serem criticados e que as pessoas não estão nem aí.
Com certeza não passam de conversas e que alguns levam a diante, mesmo sem saber do que se trata. É esse o poder que a internet está tendo sobre a opinião das pessoas, o twitter.com é um dos sites de relacionamento que está sendo usado para o mesmo. Sua abrangência é tão grande que um simples tweet postado tem uma repercussão planetária.
Está certo que você tem livre arbítrio para falar o que quiser, realmente dar sua opinião é importante, mas é interessante termos um bom senso também.
A internet é uma mídia muito rica em informações, use-a com inteligência, pois nem tudo que consta nela pode ser considerado verdadeiro.
Aluna: Raquel Scremin
Curso: Técnico em Comunicação - turma 2010
Cala Boca Galvão!!!
Twitter- Cala boca Galvão
Cala Boca Galvão Bueno
Na abertura da Copa do Mundo 2010, o narrador de esportes Galvão Bueno, foi alvo de críticas na rede do Twitter, mostrando certo descontentamento ao desempenho do jornalista da Rede Globo. Assim como muitos profissionais da Área de comunicação, Galvão Bueno esta exposto a críticas.
Para muitos, Galvão Bueno é considerado insuportável, porém ele é o narrador oficial dos jogos da seleção brasileira de futebol e vôlei do Brasil.
Inicialmente, os usuários do twitter em outros países pensaram que o “CALA BOCA GALVÃO” tratava-se de uma campanha no Brasil pedindo proteção a uma ave em extinção. Um usuário do twitter nos Estados Unidos postou: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitas GALVAOS morrem todos os dias”. E ainda: “CALA BOCA GALVAO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!”.
Esperamos poder ver no twitter agora “HEXA BRASIL!!!”.
Scheila Freitas- Comunicação 2010
"Cala Boca Galvão"torna-se comentário na internet
No Twitter, dia 10 de junho foi comentado muito sobre a frase que todos estavam escrevendo que era "Cala a boca Galvão".Segundo alguns sites dizem ser uma brincadeira feita por alguns brasileiros, que estavam de brincadeira com alguns americanos e colocaram um vídeo ‘Cala boca galvao’ no youtube dizendo que o ‘galvão’ é uma ave em extinção e que a cada twitada dessa frase uma instituição ganharia 10 centavos de dólar para ajudar a salvar os galvões! Os estrangeiros cairam nessa notícia que não quer dizer bem assim no português,seria mais uma ofença para os narrador esportivo Galvão Bueno , mas segundo os brasileiros queria dizer dizer "Salve Galvão.
É incrível como que Galvão Bueno tem errado muito em seus comentários,até mesmo porque narração não tem nehuma.É o tempo todo fazendo comentários enquanto o jogo passa e ninguém quase não sabe o nome dos jogadores e dos lances que estão fazendo.E Galvão tenta se passar por um profeta esportivo.É o tempo todo tentando adivinhar o que passa na cabeça dos jogadores.Locutor não pode passar para as pessoas em casa o afeto que tem por certos jogadores preferidos deles.Tem que transmitir o jogo sem tomar partido.No jogo de Brasil e Chile, eu não sabia se o Galvão estava chavecando a mãe do KAKÁ ou a avó dele,de tanta babação em cima delas.Acho que a GLOBO deveria repensar sobre todos comentarios aqui citados e pensar melhor antes de enviar locutores para jogos importantes como a copa do mundo.
A internet, com tanta estrutura mostra que uma informação errada pode formar muitos boatos e comentários, uma simples frase postada no twiter "Cala Boca Galvão",gerou o que falar e criticar.Pois nem tudo que lemos na internet pode ser verdadeiro ,você também pode cair numa brincadeira,que tal que essa moda pega e começamos fazer doação para os Africanos se eles inventam um apelido para seu comentarista com o nome de algum animal da sua região que esteja em extinção.
Jéssica Klug
TCom 2
Cala boca Galvão " Uma ave ou uma musica nova da Lady Gaga!? "
O locutor esportivo Galvão Bueno, da TV Globo, ficou em terceiro lugar entre os Trending Topics do Twitter relacionado a Copa do Mundo 2010, de acordo com o site Mashable, e vem despertando curiosidade entre os internautas que não falam português. O termo começa a atiçar a curiosidade da imprensa americana que pergunta, alguém pode me dizer o que significa”Cala boca Galvão”.
O tópico começou a pipocar na rede social durante a cerimonia de abertura da Copa do Mundo. Feito uma bola de neve, a frase entrou rapidamente nos Toppic Trendings do Twitter. Para induzir os internautas gringos a retuitarem, os brasileiros criaram diferentes versões para explicar o tema, todas falsas. A campanha “CALA A BOCA, GALVÃO” virou uma campanha global para salvar os raros pássaros “Galvão”, com direito a um vídeo da campanha, que ganhou espaço até no The New York Times, um dos jornais mais respeitados do mundo, na manchete dizia “Tweets of Fictional Galvão Bird Echo Online”. O vídeo foi comentado no blog toThe Lede, do jornalista Robert Mackey. Na página, ele explica todo o contexto da brincadeira, quem é, de fato, o Galvão Bueno, além da elaboração da campanha para salvar a ave.
Twitter , pronuncia-se "tuíter" é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos , em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets". Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".
Por Gilnei;
T.Com 2.
Copa do Mundo 2010- "Cala boca Galvão"
Mas a responsável por todo esse sucesso é justamente o contrário. A frase “Cala boca Galvão” tem a tendencia de crescer.
Os usuários estrangeiros de twitter que perguntavam o que é “Cala boca Galvão”? Será que seria apenas mais uma das fantásticas e inéditas musicas de Lady Gaga?
Mas a expressão mais comentada é que “Cala boca” seria “SALVE” e “Galvão” seria uma espécie de ave em extinção. E a campanha segue em alta atingindo vários públicos.
Porém quando os internautas de outros países descobriram que não se tratava de uma campanha ambiental dos brasileiros pedindo a proteção de “Cala boca Galvão” começaram a publicar no twitter que “Cala boca Galvão” não é uma ave rara no Brasil mas sim um locutor esportivo odiado por muitas pessoas.
JOISI RAQUEL!!
Salvar ou calar o Galvão
Milhares de brasileiros estão insatisfeitos com o narrador da Rede Globo Galvão Bueno. Ele é um dos melhores, ou mais conhecidos, narradores brasileiros, podemos até dizer do mundo. Galvão está sendo muito criticado na Copa do Mundo de 2010, mas este é um risco que ele corre diariamete, por expor sua opinião própria.
O tópico "Cala boca Galvão" ainda está sendo muito comentado no twiter, principalmente pelo fato de ter percorrido grande parte do mundo.
Alguns engraçadinhos brincaram com muitas pessoas que não conheciam Galvão Bueno, como os americanos, dizendo que o tópico "Cala a boca Galvão", na verdade era para salvar um pássaro em extinção.
Nós, brasileiros, sabemos quem é Galvão Bueno, e temos o direito, de assim como ele, expormos nosso ponto de vista e nossa opinião, mas é muito injusto enganar as pessoas, que de boa vontade, se mobilizam para ajudar o meio ambiente.
Jéssica Rigon
T.Com. 2
Twiter - Cala Boca Galvão!
Na quinta-feira, dia 10 de junho, o assunto mais comentado no twiter foi "Cala boca Galvão", criado como forma de protesto contra o narrador esportivo Galvão Bueno que, muitas vezes, fala demais, fazendo comentários desnecessários e acaba esquecendo de narrar o jogo. Porém, isso despertou a curiosidade dos gringos, que não sabiam o que significava a frase. E em uma brincadeira, alguns brasileiros falaram que toda vez que estas palavras fossem pronunciadas, 10 centavos de dólar seriam revertidos para uma campanha de salvação a uma ave em risco de extinção, chamada Galvão.
A campanha tomou tal repercussão que até vídeos e cartazes foram feitos para ajudar o pássaro. O assunto ainda está sendo comentado em todo mundo. Não se tem proporção de quantas aves puderam ser salvas, graças ao nosso mais conhecido narrador esportido...
Vejam o que não causa uma fofoca virtual bem contada... Em questão de minutos, todo mundo fala e comenta sobre um assunto, ultrapassando as barreiras de tempo, espaço, cultura, língua e até mesmo da verdade.
TCom - 2
Kelly Pocwardowski
Twitter “Cala Boca Galvão”
Eu gostei da atitude do povo brasileiro em relação ao twiter, ele está aos poucos conseguindo se libertar e divulgar sua opinião sobre as coisas, opinião que era muitas vezes oprimida nas redes de televisão, agora com a internet facilitou muito as pessoas divulgarem suas ideias e sua opiniões, na verdade a muito tempo eu já via muitas pessoas reclamando sobre o Galvão Bueno como narrador esportivo, inclusive eu também tenho críticas a fazer em relação a narração dele, penso que ele fala demais em relação ao que realmente acontece com a Seleção Brasileira, ás vezes ele engrandece demais um jogador que muitas vezes não está dando tudo de si.
Partindo para a parte sobre a divulgação da notícia no jornal internacional The New York Times, vemos como uma notícia bem divulgada se torna uma febre, ainda mais quando as pessoas as interpretam de uma forma equivocada como ocorreu em relação ao “Cala Boca Galvão”, em que os estrangeiros pensaram ser uma campanha em defesa de uma ave em extinção.
Rossana Vanessa Birk Paz
Técnico em Comunicação 2010
"O fenômeno Twitter"
Adorei o assunto, afinal estamos vivendo em um momento de fofocas digitais. O twitter que surgiu em 2006 como ferramenta para facilitar a troca de mensagens de trabalho via celular no início era restrito. Quando seus criadores, jovens empreendedores do Vale do Silício, na Califórnia, com o programador Biz Stone à frente da turma resolveram adotar o slogan "O que você está fazendo?" o twitter se apresentou como uma ferramenta que oferecia algo diferente: um canal para as pessoas dizerem ao mundo o que sentem, pensam ou fazem no exato momento em que teclam. A ferramenta para acumular seguidores tinha ares de brincadeira. Famosos disputando para ostentar um grande número de fãs. Em 2009, quando o ator Ashton Kutcher e a rede de TV CNN disputaram tweet a tweet quem atingiria antes a marca de 1 milhão de seguidores e ele venceu, já estava claro que o Twitter não precisava ser apenas um amplificador de vaidades. Hoje são 105 milhões de usuários do Twitter espalhados pelo mundo. Todos os dias, 600 milhões de buscas e 65 milhões de mensagens movimentam a rede. Por mês, são 190 milhões de visitas únicas. Esses números fazem do Twitter a segunda maior rede social do planeta, atrás do Facebook, com mais de 400 milhões de pessoas. No Brasil, a ferramenta é vice-campeã em número de acessos, ao lado do Facebook, com 10,7 milhões de visitantes únicos ao mês, atrás do Orkut, com 26,9 milhões. Aumentou o trabalho para os 175 funcionários que atuam na sede em São Francisco. Gigantes da web já tentaram "abocanhar o passarinho", como o Facebook e o Google. O proprietário Big Stone declarou "O Twitter está focado em desenvolver novas funcionalidades e em permanecer independente".Em quatro anos, o Twitter já provocou impactos na política, nos negócios, na cultura do entretenimento. E provocou até um movimento chamado de "revolução do twitter" quando foram denunciadas fraudes na apuração, e organizados protestos nas ruas de Teerã com divulgação de imagens da repressão policial. "Numa rede como essa, a voz das pessoas comuns ganha enfim dimensão pública", diz Tim Hwang, do Web Ecology Project, centro de estudos sobre a internet da Universidade Harvard.
O Twitter também se mostrou eficaz num contexto político democrático. Nas eleições americanas de 2008, o então candidato democrata Barack Obama fez uso da ferramenta para mobilizar a militância, arrecadar fundos e conquistar novos eleitores. No Brasil, os três principais candidados à Presidência - José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva - tuítam. Com base nos dados do IBGE e do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o consultor em marketing digital Cláudio Torres calcula que 18% do eleitorado é formado por jovens entre 18 e 24 anos com acesso à internet - e, portanto, expostos às campanhas on-line.
O mundo empresarial não fica de fora já que tem a mão uma ferramenta poderosa para anunciar e interagir com os consumidores. Uma pesquisa realizada em fevereiro com companhias americanas reflete a tendência. Segundo a Society for New Communications Research, mais de um terço das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune usa o Twitter de forma consistente. Companhias de diversos segmentos utilizam a rede para se relacionar com o seu público de forma mais íntima e instantânea, além de oferecer promoções exclusivas aos seus seguidores.
O caso do Galvão então com a super repercussão mundial mais uma vez reforçou a "bala na agulha" dessa ferramenta.
Acredito que nós, na profissão que abraçamos temos o compromisso de usá-la com sabedoria para nos comunicarmos e também quem sabe provocarmos nossas "pequenas revoluções" a serviço da informação!
TWITTER X GALVÃO
Como narrador sempre o admirei, querendo ou não muitos brasileiros de diversas faixas etárias, cresceram escutando jogos muito importantes e decisivos da seleção, jogos que ele mesmo marcou história com seus bordões. Como o “Vai que é tua Taffarel!” e o “È Tetraaaa,é Tetraaa”. Claro que alguns comentários dele realmente são “sem noção”, mas se o cara fosse tão ruim, será que ele estaria anos em uma empresa como a Rede Globo? Será que ele é tão ruim a ponto de narrar apenas grandes jogos,ou seja,os da seleção brasileira? Não poderiam substituir Galvão Bueno talvez por um twittero? Tudo bem que a globo tem um bom sinal e pega em qualquer lugar, e talvez este seja o motivo de milhares de telespectadores se ligar na Globo, juntamente com o Galvão, mas se o povo realmente odiasse a cúpula da Globo, faria juizo as palavras de ofensas...e simplesmente encontraria outra forma de assitir aos jogos e honrar o que dizem. Para quem passa um terço de sua vida Online, assistir jogos narrados pelo Galvão não deve ser sua única opção.
A próxima campanha da galera da internet talvez seja mais coomprensiva com alguém que dedicou toda sua vida a comunicação esportiva. Que tal “SE APOSENTA E VAI PESCA GALVÃO!” ?
Letícia De Lima - Técnico em Comunicação 2010.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Unidos pelo Brasil
O desempenho do Brasil, não foi um dos melhores, sobretudo no primeiro tempo. Mas mesmo com esse desempenho, por alguns considerado fraco, o Brasil assume a liderança do grupo G.
Os brasileiros, apaixonados por futebol, e também os que não são, pararam hoje para assistir o tão esperado jogo de estreia do Brasil. Uma nação inteira envolvida em um único sentimento, o amor que sentem pelo seu país. Quando se fala em jogo, principalmente da seleção brasileira, até quem não gosta de futebol, acaba entrando no clima e na torcida.
Algumas pessoas, em algumas funções, não puderam fazer como milhares de brasileiros: parar para assistir a partida contra a Coreia do Norte. Mas com certeza estavam torcendo também.
As críticas sempre vão existir, mesmo se o Brasil tivesse feito um jogo perfeito, muitos iriam dizer que poderia ter sido melhor. Agora, nos resta aguardar e torcer por um bom desempenho do Brasil na copa e capacidade para isso é o que não nos falta.
Jéssica Rigon
T. Com 2010
Dunga e sua seleção
Dunga foi muito criticado por uma serie de jornais, emissoras de televisão, pela convocação que fez, pelo fato de não convocar jogadores que a midia gostaria, mas o técnico da seleção teve postura e coragem ao montar o time pois previa as criticas, mesmo assim foi pelo intuito dele.
Na estreia teve muita dificuldade em mostrar um bom futebol pois a seleção da Coreia do Norte jogou muito retrancada, a seleção mesmo ficando com posse da bola na maior parte do tempo não ofereceu perigo ao gol do adversario.
Na segunda etapa do jogo a seleção melhorou gradativamente, conseguindo chegar ao primeiro gol que foi marcado pelo lateral direito Maicon e o segundo gol pelo meia Elano, que logo em seguida foi subtituido por Daniel Alves,a seleção ganhando de 2x0, o adversário não oferecendo risco ao gol brasileiro Dunga resolve jogar com três atacantes deixando o time mais ofensivo.
Acredito em nossa seleção, pois temos os melhores jogadores do mundo, basta eles colocar em prática aquilo que sabem fazer.....
VAMOS LÁ BRASIL RUMO AO HEXA!!!!!!!
O Brasil 'acorda' no segundo tempo e vence a Coreia
Nos Brasileiros vivemos em uma nação voltada para o futebol e a raça faz parte da nossa cultura.Estamos em época de Copa do Mundo na África do Sul e exatamente hoje dia 15 de Junho de 2010 as 15h30min a equipe do Brasil se estreou em campo contra Coreia do Norte,o mundo parou para ver o jogo,deixando a desejar no primeiro tempo,pois estavam eufóricos e um pouco ansiosos, os chutes a gol não eram marcados parecia que a bola não estava a favor de nenhum dos times.
Foram para os intervalos e no segundo tempo os brasileiros fizeram a diferença do placar com o primeiro gol do lateral direito o gaucho Maicon , com um chute nada estrategico mas com uma força e rapidez que não deu tempo do goleiro norte coreano pega-lo.O Brasil estava ganhando de 1x0, mas como brasileiro não desiste nunca o jogador de posição meio campista Elano fez mais um gol trazendo a primeira vitória para o time em Copa do Mundo.
No final do segundo tempo a Coreia do Norte fez um gol,mas não foi o suficiente para a vitória ,trazendo então a felicidade para os Brasileiros que torcião.A vitória do jogo e destaque em campo ,foi comemorada em dobro para o jogador Elano pois havia feito no dia anterior 14 de Junho aniversário.A estreia do Brasil na Copa do Mundo começou bem ( Brasil 2x1 Coreia ),mas o time tem que jogar um pouco melhor, talves teve sorte mas da próxima não seja do mesmo jeito,vamos lá Brasil rumo ao Hexa , estamos aguardando sua vitória na Copa do Mundo de 2010.
Jéssica Klug
TCOM 02