terça-feira, 13 de julho de 2010

7ª MEP - Mostra das Escolas de Ensino Profissional


Através da parceria entre a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) e as coordenadorias de Santa Rosa (17ª CRE), Palmeira das Missões (20ª CRE) e Três Passos (21ª CRE), escolas técnicas das regiões de abrangência destas coordenadorias reuniram-se na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, do dia 30 de junho a 2 de julho para a realização da 7ª Mostra das Escolas de Educação Profissional.
A cerimônia de abertura ocorreu no dia 30 de junho as 17 horas onde foram apresentadas as bandeiras das escolas e suas respectivas coordenadorias, como também esclarecimentos sobre o regulamento, ficha de avaliação, apresentação da equipe avaliativa dos projetos e horários.
A MEP é organizada desde 2004, promovendo os projetos científicos realizados por estudantes e professores das escolas públicas estaduais que possuem cursos técnicos. Tem por objetivo a valorização da pesquisa e a troca de conhecimentos entre os estudantes.
A edição de 2010 será realizada até julho, em sete regiões do Estado, envolvendo 386 projetos de mais de mil estudantes de 110 escolas técnicas do Rio Grande do Sul.
Os trabalhos premiados na mostra estarão classificados para integrar a 4ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP).
Esse ano veio com uma inovação, no estande em que o projeto estava sendo avaliado pela equipe de jurados era colocado uma placa para que os visitantes não interrompessem a avaliação e não saíssem prejudicados. Uma alternativa que deu certo e que foi aceita pelo público visitante.
Teve um amplo comparecimento do público em geral bem como de escolas, empresas e segmentos vinculados ao mundo do trabalho. O que nos mostra que cada vez mais as pessoas estão valorizando as ideias e o ensino técnico.
A mostra contou com a participação de 50 projetos apresentados por aproximadamente 150 alunos e
50 professores orientadores que representaram 16 escolas técnicas de 13 cidades.
Para expor os projetos os alunos necessitavam de um caderno de campo que é um diário onde explica passo a passo do desenvolvimento do projeto, duas cópias do trabalho impresso para a visualização dos visitantes, um banner com a descrição do projeto e outros materiais ficavam a critério dos expositores.
A cerimônia de encerramento ocorreu na sexta-feira dia 2 de julho as 14 horas, contou com a presença de representantes das coordenadorias e autoridades. Para abrilhantar mais a cerimonia teve apresentações artisticas como dança tradicionalista com as alunas da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste e música com o coral do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu ambos da cidade de Santa Rosa.
Além dos destaques foram escolhidos dez projetos, sendo que os cinco primeiros foram os classificados para integrar a FECITEP que acontecerá no mês de setembro na cidade de Viamão – RS. O 1º lugar ficou com o projeto “Equoterapia: o cavalo como instrumento da saúde e inclusão social” da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões.
Nossa escola destacou-se com o documentário Memórias Cairu que conquistou o 4º lugar.
O documentário será exibido também para a comunidade no dia 2 de agosto as 19h e 30 min no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges na cidade de Santa Rosa.

Aluna: Raquel Scremin
Curso: Técnico em Comunicação - turma 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário