Grande passo no aprendizado da comunicação foi dado por nós do curso Técnico na quarta-feira, 29 de Setembro. Quando deixamos a sala de aula e partimos para uma visita à rádio Noroeste. Chegamos e fomos muitíssimo bem recebidos por Claudiomiro Sorriso. Que com sua tamanha simpatia e vasto conhecimento, nos proporcionou uma experiência fantástica. Sorriso como é carinhosamente chamado, e que faz jus a sua extrema simpatia e simplicidade nos conduziu aos estúdios mostrando-nos como é realizado um programa de rádio e toda tecnologia utilizada para que ele vá ao ar com qualidade.
Fascinados ficamos com suas histórias. Eu particularmente cheguei a relembrar meu avô. Sentávamos na varada e ele em sua cadeira de balanço contava suas historias e me fazia imaginar como certas coisas aconteciam. De certa forma Sorriso fez com que as historias narradas por ele nos reportassem a um tempo em que a comunicação era apenas um sonho de alguns tidos por loucos. A maior dificuldade desses visionários, no entanto era fazer-se ouvir. Já que naquela época ninguém tinha o tal do rádio, ou seja, comunicar pra quem?
Mas a vontade de vencer e a paixão por comunicar, fez com que essas pessoas comprassem rádios e distribuíssem para seus amigos e pessoas influentes para que assim eles tivessem ouvintes nas suas primeiras transmissões.
Sorriso nos falou também da capacidade de comunicação de alguns radialistas que com poucas palavras criavam histórias e tinham o dom de emocionar os ouvintes. Inclusive nos confessou que como operador de áudio muitas vezes também chegou às lágrimas.
Conhecemos o comunicador Vilmar Lorentz que nos recebeu em seu programa e nos deu uma aula. Mostrou a agilidade e a prática com que realiza seu trabalho, acumulando duas funções a de comunicador e operador de áudio.
Sorriso nos levou também onde ele “pensa” o Jornal Noroeste. Contou-nos como cada noticia é tratada conforme importância e interesse dos leitores. E todo trabalho realizado para que o jornal esteja pronto toda sexta-feira.
Agregamos muito conhecimento, mas acredito que todos saíram de lá com uma certeza, ninguém chega a um lugar de destaque por acaso. A pessoa não se transforma em alguém de sucesso da noite pro dia. É preciso conhecimento, dedicação, sacrifícios. Porem o que de mais importante Claudiomiro Sorriso nos passou é que é preciso amor. Amor por aquilo que se está fazendo.
E isso foi o que Sorriso nos transmitiu com seus olhos ao nos passar com emoção toda a história da rádio. Que por vezes se confundia com sua própria já que tem em seu currículo 24 anos de sua vida dedicados a essa sua grande paixão.
Ângela Maria Vanzella
Técnico em Comunicação 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário