Professor universitário, escritor e jornalista do Correio do Povo e Rádio Guaíba, palestrou no dia 18 de Maio de 2010 no auditório da Unijuí - Campus Santa Rosa sobre o tema: “Leitura e Escrita: sua importância para a aprendizagem no mundo contemporâneo”.
Segundo Juremir a leitura nos ajuda em diversas atividades. “Exige grande concentração, um exercício solitário, de contemplação e por isso, de maior resultado”. Auxilia em termos de adquirir conhecimentos, mas defende também que “não devemos fazer uso da leitura sozinha, mas como um complemento das atividades diárias, que o conhecimento também está nas ruas e na televisão”. “É preciso defender a leitura, independentemente do suporte técnico (computador ou papel)”. "O suporte é uma tecnologia, que passa, transforma e evolui.”
Ele defendeu que os ladrões que poderiam até ser perdoados são os ladrões de livros, pois ele até já sonhou que seus exemplares haviam sido roubados e distribuídos a diversos leitores.
Tanto que ele e alguns amigos com o objetivo de ampliar a leitura, compraram seus exemplares e distribuíram em lugares inusitados, para que pessoas pudessem ler, alguns ficavam desconfiados, outros simplesmente leram e deixaram no mesmo lugar outros levaram para casa. Uma experiência incrível e prazerosa, que ele garante repetir quando pode.
Gostei da palestra por ele nos passar um tema tão complexo como esse de uma forma contemporânea, com contos e particularidades impressionantes. Usando de uma tese que foi a Aposta de Pascal, para nos fazer refletir sobre a nossa aposta na leitura. Ou você lê, ou você não lê, cada um tem seu livre arbítrio para fazer a sua escolha. Ele defende que se você lê tem todas as chances de ganhar, mas se optar por não ler você perde de adquirir prazeres, e satisfações pessoais que só a leitura nos proporciona. Ele nos cita: “Aqueles que não foram tocados pela graça da leitura, não tem comportamento , não tem incentivo, que os faça ler”
Aluna: Raquel Scremin
Curso: Técnico em Comunicação - turma 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário