quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ecologicamente Correto

Dica de Meio Ambiente:
Não é novidade que o lixo é um grande problema. Já se sabe que parte dos resíduos sequer é coletada no Brasil. Também se tem conhecimento que, do lixo que chega a ser coletado, mais de 75% são despejados em áreas chamados lixões. No local não recebem nenhum tratamento que diminua o impacto no ambiente. O que gera poluição do solo e do ar.
A Rádio Escola dá dicas para você colaborar com o Meio Ambiente:
· toda embalagem reciclável, antes de ser jogada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte;
· os restos de alimentos também podem ser reciclados.Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo;
· não jogue as baterias de celular no lixo comum;
· as pilhas usadas, contém substâncias tóxicas.
Conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, começou a ser entregue na última semana do mês de agosto, recipientes para coleta de pilhas e baterias nas escolas municipais, particulares e estaduais de Santa Rosa.
Além das escolas, empresas que tiverem interesse também podem participar. Segundo o Diretor de Meio Ambiente de Santa Rosa, João Giehl, o objetivo é melhorar a coleta seletiva do lixo e consequentemente a educação ambiental.
Para mais informações ligue 35115100, com a Secretaria de Meio Ambiente.
E a última dica:
Coloque uma lata de lixo a mais na sua cozinha e separe o lixo seco do úmido.
Vale lembrar:
Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão desmontadas, metais, latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal, de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro, plásticos, garrafas PET , sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
Lixo úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, lâmpadas.
Lembre-se:
Se você tiver cuidados dentro de nossa escola e dentro de casa, o Meio Ambiente agradece.
Mais uma dica Rádio Escola.

Texto Gilmar Correa e Marilene Arruda

Um comentário:

  1. muito imterressante, e muito importante pois o nosso lixo precisa ter um destino, e que este não seja o meio ambiente.Não podemos destruir o que é nosso.

    ResponderExcluir